sábado, 23 de maio de 2015

Agilidade nos dedos com o Bust a Groove - Parte 1


Lembro-me muito de jogar esse título no início de 2000. Sim... o mundo não tinha acabado como as profecias diziam e eu aproveitei o tempo extra que ainda tínhamos nesse plano para "fritar" os dedos em Bust a Groove. 

Esse game possui na verdade dois nomes; a versão japonesa (Bust a Move) e a americana (Bust a Groove). Desenvolvido pelo estúdio Metro Graphics e publicado pela Enix, 989 Studios, SCEE e Atlus / Namco foi lançado inicialmente para o Playstation 1 no Japão em 29 de janeiro de 1998, Estados Unidos em 31 de outubro de 1998 e no restante do mundo no mês de novembro daquele ano. Não podemos confundir com outro game muito famoso que leva o mesmo título japonês. Contudo, esse game é um puzzle fofinho em que bichinhos tentam encaixar bolas coloridas no desespero da tela fica repleta deles (tipo um Tetris) e seu irmão de dança japonês não tem nada a ver, apesar dos personagens carismáticos. Hoje, encontramos essa franquia também no PSP e Playstation 3 por meio da PSN.

Bust a Move Puzzle Bobble sucesso de vendas em diversas plataformas
Bem... sem delongas vamos ao que interessa. O primeiro título da franquia é considerado um percursor do estilo nos videogames. O game mistura desde dance, jazz, funk, disco, música japonesa entre outros usando um sistema em que dois personagens se enfrentam em cenários coloridos e temáticos de acordo com a música que está sendo tocada. Comandos alternados aparecem diante de cada personagem e o acerto, precisa apertar o botão do comando correspondente no momento exato da batida, mostra quem dança melhor. As pontuações são mostradas logo abaixo. O interessante é que quem está com o "ritmo" a mais é acompanhado pelo giro da câmera. Cada personagem possui dois "especiais" podendo ser usado em qualquer parte da música atrapalhando e tirando tempo de dança do adversário. (detalhe: o adversário pode evitar o ataque apertando o botão de defesa no momento certo). Se você conseguir uma alta pontuação, seu personagem, assim que acabar a música, consegue um "Fever Time" que é uma dança solo mostrando que você manda bem pra caramba.

Frida e Heat se enfrentam em Bust a Move para ver quem tem o melhor ritmo 
A trilha sonora desse game é fantástica! Há algumas diferenças entre as versões japonesa e americana de certos personagens como, por exemplo, as músicas de Kitty-N e Shorty em Bust a Move sendo cantadas em japonês.

Trilha sonora de todos os personagens de Bust a Move 1

Vamos às informações dos personagens do primeiro Bust a Move / Bust a Groove:

Frida: 17 anos

Estilo de dança:
Hip Hop

Ela é uma artista que vive em um barraco. Sua ambição é usar o Groovetron para dar vida a suas pinturas. Sua palavra favorita é "Vida".



Gas-O: 15 anos

Estilo de dança:
House Dance

Era interessado em se tornar um cientista quando ele tinha oito anos. Agora, aos 15, realizou várias tarefas pendentes, incluindo consultoria para a NASA, passando o tempo em um acelerador de partículas e estudando os elementos gasosos em seu laboratório.


Hamm: 30 anos

Estilo de dança:
Detroit Modern

Ele costumava ser um grande dançarino, mas o seu amor por junk food o deixou um pouco gordinho. Quer usar o Groovetron para ajudá-lo na dieta. Sua palavra favorita é "Mexer".



Heat: 19 anos

Estilo de dança: 
East Coast Hip Hop / Breakdance

Ele é o "garoto-propaganda" desse jogo. Costumava ser um piloto, mas não voltou para a pista porque quase foi incinerado em um terrível acidente. Felizmente, ele fez uma recuperação total com a capacidade de manipular o fogo.



Hiro: 20 anos

Estilo de dança:
Disco 1970

Hiro é um personagem disco narcisista. Ele vive em um apartamento caro e minúsculo onde trabalha com seu computador até sábado à noite. Sua palavra favorita é "rachada".



Kelly: 23 anos

Estilo de dança:
Jazz Dance Modern

Ela é uma secretária que tem um fetiche com temas infantis e quer encontrar um homem. Comprou uma roupa de borracha para se vestir em festas secretas. Ela parece preocupada sobre sua nova roupa; isto pode ser devido ao seu alto custo.


Kitty-N: 17 anos

Estilo de dança:
Vogue

Esta adorável estrela de TV está em ruptura com o programa "Love Love Senshi Miracle 5." Ela comprou o andar da cobertura de um edifício e converteu-o em seu estúdio de dança privado, apenas para fins de atrair mais pessoas.


Pinky Diamond: Idade desconhecida

Estilo de dança:
Classic 1970 Motown

Ela é uma stripper, cartomante e uma assassina profissional. Ela tem o poder de ver o coração de seu amante e diz conhecer você melhor do que você conhece a si mesmo. Seus segredos estão longe de estarem seguros perto dela!


Shorty: 12 anos

Estilo de dança:
Funk Dance

Filha de um pai DJ e de uma mãe supermodelo. Obviamente, Shorty vive em uma família rica com nada melhor para fazer do que dançar com Columbo, seu rato de estimação. Sua palavra favorita é "Amizade".


Strike: 21 anos

Estilo de dança:
Gangsta Walking

Ele é de uma gangue de rua, e conseguiu fazer algo ruim para chegar na penitenciária estadual. Ele está reunindo seus companheiros de prisão para formar uma equipe de dança, chamada "The Ball and Chain Revue". A palavra favorita  é "liberdade".

Lembrando que podemos liberar nessa 1ª versão outros quatros personagens secretos: Burger Dog, Capoeira, Columbo e Robo-Z (esse último, o Big Boss do modo campanha).

Bem... essa é a primeira parte. Em breve, falo do segundo título da franquia.
Espero que tenham gostado.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário