sábado, 13 de junho de 2015

Review: Shantae - Game Boy Color



Antes de falar desse fabuloso jogo, venho agradecer a cada um que visita nosso blog. Foram quase 1.500 visitas em pouco mais de 1 mês de existência. Os visitantes são de diversos países: Brasil, Estados Unidos, Japão, China, Rússia, Coreia do Sul, Alemanha, África do Sul, entre outros. Minha intenção é melhorar cada vez mais sua qualidade; seja na parte visual, conteúdos e parcerias. Pretendo, futuramente, abrir um canal no Youtube, mas para isso é preciso de um pouco mais de tempo e alguns equipamentos certos. Contudo, trabalharei para que isso saia do papel. No mais, meu muito obrigado pelo carinho e atenção que vocês têm com o All Game Bit. Vamos ao jogo!

Lançamento

Desenvolvido pelo estúdio WayForward Technologies e distribuído pela Capcom, o primeiro jogo da franquia saiu para o portátil da Nintendo em 2002. Por ter sido lançando no final da vida do Game Boy Color, o título se tornou obscuro e hoje é considerado raro e muito desejado pelos colecionadores de games.

Nota: Esse print foi tirado do Ebay. Os preços dos cartuchos de Shantae para Game Boy Color podem chegar a preços astronômicos; ambos dos Estados Unidos. Não encontrei esses em páginas brasileiras de vendas. 

História

A história se desenrola em Sequin Land; terra que mistura elementos árabes com gênios, piratas e criaturas do universo místico. A personagem central do jogo, Shantae, é uma garota "meio-gênio" com cabelos roxos usados para chicotear os adversários. A história tem início quando sua rival, Risky Boots, ataca a cidade e rouba a máquina ancestral de seu tio, Mimic. Shantae recebe e missão de recuperar as 4 pedras elementais freando o desejo de Risky usar em seu robô com o objetivo de destruir o reino.

Shantae terá muito trabalho para derrotar Risky Boots
O Jogo

Shantae para Game Boy Color pode parecer simples no começo. Entretanto, sua mecânica lembra muito Metroid e Castlevania com inúmeras dungeons que torna o game desafiador e emocionante. Uma caraterística usada nos jogos de Pokémon para o Game Boy, a alternância de dia para noite e vice-versa, é usada em Shantae também. Contudo, aqui, não há um relógio interno como em Pokémon, e a transição de tempo ocorre a cada 2 minutos. Determinados itens e adversários só aparecem de acordo com o período do dia em que você está.

Diferentes itens e inimigos podem ser encontrados de dia e noite
Nas cidades do jogo existem casas de banho, usadas para recuperar energia, "saves room" e alguma outra casa ou loja que você deverá acessar para continuar sua jornada. Outro aspecto interessante são as danças que a protagonista aprende no decorrer do jogo, também conhecidas como "Bellydances". Executando essas, Shantae requebra a cintura no melhor estilo "dança do ventre" e se transforma em vários animais. São eles:

  • Macaco em Dribble Fountain;
  • Elefante em Golem Mine; 
  • Aranha em Cacke Mound; 
  • Harpia em Twinkle Palace;
  • Tinkerbat em Bandit Town.

As "Bellydances" são responsáveis por conceder habilidades exclusivas e obrigatórias para progredir as fases. Elas permitem também que corações sejam restaurados e teletransporta Shantae para alguma cidade específica.

Requebrando a cintura, Shantae se transforma nesses animais fofos



Como surgiu a personagem Shantae

A personagem Shantae ganhou vida através das mãos de Matt Bozon em homenagem a uma colega de trabalho. Os primeiros desenhos da protagonista mostrava a jovem com cabelos morenos. A aparência continha menos traços de mangá, sendo suas chicotadas inspiradas na esposa. Toda vez que Matt a chamava, ela o acertava no rosto com os cabelos. Os arquivos da WayForward Technologies de 1997 já mostrava as futuras danças da personagem além de sua habilidade para invocar magias.



Críticas positivas

O lançamento de Shantae para o Game Boy Color foi muito bem recebido pela mídia gamer americana. A IGN classificou como "Uma maravilhosa aventura" com notas beirando quase a pontuação máxima. Outras revistas qualificaram muito bem em suas avaliações como podemos observar no quadro abaixo:

Fonte: Wikipédia

Um novo título está chegando!

Através do Kickstarter, a WayForward está arrecadando dinheiro desde 2013 para o desenvolvimento do 4º game da série: Shantae Half-Genie Hero. A meta de US$ 400.000 foi superada, e podemos esperar o lançamento para diversas plataformas muito em breve. Caso você queira conferir a página do projeto é só clicar no link abaixo:

Com certeza vou garantir a minha versão
Bem... isso foi apenas um aperitivo. Aconselho a se aventurar nesse mundo. Tenho certeza que não irá se arrepender. Até a próxima!

Todos os direitos são reservados a WayForward.

Nenhum comentário:

Postar um comentário